Apresentação

O X Encontro de Educação Musical da Unicamp (EEMU), organizado por docentes e discentes do curso de Licenciatura em Música, aconteceu no Instituto de Artes de 2 a 4 de maio de 2017 com a temática “Educação musical e inclusão: desafios e possibilidades”.

Ao abordar a temática relacionada às práticas inclusivas na área de Educação Musical, pretendeu-se contribuir para o entrelaçamento entre as pesquisas desenvolvidas na pósgraduação, a formação de educadores musicais e os professores e músicos que enfrentam desafios e demandas da atualidade brasileira. Em 2016 entrou em vigor no Brasil a Lei 13.146/2015, Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, que tem o propósito de assegurar e promover à pessoa com deficiência os direitos e liberdades fundamentais em condições de igualdade com os demais integrantes da sociedade, visando à sua inclusão social e cidadania. Tendo em vista as dificuldades e desafios enfrentados para que uma real inclusão da pessoa com deficiência aconteça nos diversos espaços da sociedade, propusemos promover o debate sobre a inclusão na área de Educação Musical.

Além disso, procuramos ampliar a discussão também para práticas inclusivas em música que abrangem grupos excluídos socialmente, ou que ainda são pouco contemplados nas pesquisas e debates habitualmente feitos na área de Educação Musical, como: integrantesde grupos indígenas, comunidades LGBT, pessoas em situação de privação de liberdade, e, no mundo da música, aqueles que lidam com música na comunidade, como rappers e DJs.

A fim de discutir essas e outras questões, trouxemos para o evento alguns importantes estudiosos do Brasil sobre inclusão e educação musical. Entre os convidados, as professoras Ilza Zenker Joly, Lúcia Reily, Viviane Louro, Fabiana Bonilha, Ana Maria Paes Leme Carrijo Abrahão, Luiza Coppieters, Caroline Blumer, Djenane Vieira, e os professores Vilson Zattera e Lauro Mota, que coordenaram discussões nas mesas redondas e/ou grupos de trabalho com temáticas específicas.

Foram ainda ministradas oficinas ligadas à temática do evento, coordenadas pelos professores Daniela Forchetti e Ricardo Botter Maio, e também por um grupo de índios da tribo Kariri-xocó. Além disso, como tem ocorrido em todos os anos,contamos também com várias apresentações artísticas, com Ricardo Botter Maio, Vilson Zattera, José Fornari (Tuti) e, no encerramento, os alunosda Oficina de Música do CAPSij “Espaço Viver”, de Sumaré.

Os trabalhos selecionados para serem apresentados no evento, na modalidade comunicação oral de pesquisa, versaram sobre temas diversos, percorrendo desde questões ligadas ao ensino de música na educação básica, em escolas especializadas e em espaços alternativos até a formação profissional do músico e educador musical na universidade. Entre os participantes, pesquisadores oriundos de várias universidades da região sudeste, como UNICAMP, UNESP, UFSCar, UNIMEP, UFMG, UninCor, UNIVERSO, UNIFEOB, e também de universidades de outras regiões do Brasil, como UFAC, UNESPAR, UFPA, UFBA, UFPel.

Gostamos sempre de lembrar que o evento surgiu como uma iniciativa dos alunos do curso de Licenciatura em Música da Unicamp, foi crescendo, e hoje proporciona aos alunos de graduação, pós-graduação e professores envolvidos um amplo espaço de discussão e aprendizado. Já bem consagrado internamente no Departamento de Música e externamente no Estado de São Paulo, tem uma página no facebook, onde as pessoas trocam informações, ao longo do ano, sobre cursos, atividades e dicas para os alunos e professores, dando continuidade às discussões iniciadas no Encontro.

Finalizamos agradecendo o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e de inúmeras instâncias da Unicamp e do Instituto de Artes que contribuíram para que o X Encontro fosse possível: Direção do Instituto de Artes, Coordenação de Graduação em Música, Coordenação de Pós-Graduação em Música, Diretoria de Apoio à Produção (DProd), Coordenadoria de Desenvolvimento Cultural (CDC) e Serviço de Apoio ao Estudante (SAE).

Adriana N. A. Mendes e Sílvia C. Nassif